quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - TÂNATOS




Neste post vamos ver sobre Tânatos. o que ele representa na mitologia grega e entender porque seu papel é importante, porém tem pouco destaque na mitologia. 


Tânatos, era para os gregos a personificação da morte. Seu principal papel era conduzir os mortos ao reino de Hades, que era rei dos mortos no mundo inferior. Tânatos era conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.

Tânato era filho, sem pai, de Nix , a noite, filha do Caos; ou, segundo outras versões, filho de nix e Érebo, a noite eterna do Hades. Era irmão gêmeo de Hipnos, o deus do sono e era representado como uma nuvem prateada ou um homem de olhos e cabelos prateados. Tânatos tem um pequeno papel na mitologia, sendo eclipsado por Hades.

Como já dito, Tânatos tem o papel totalmente eclipsado por Hades, que acaba sendo mais associado ao figura da morte do que o próprio deus em questão. uma das poucas histórias que encontramos sobre é a de Sisifo. 

Sisifo teria despertado a ira de Zeus, após sobrevoar o reino com a filha de Asopo, Egina. Zeus enviou Tânatos para levá-lo ao Hades, porém, Sisifo conseguiu engana-lo, elogiando sua beleza e queria adornar seu pescoço com o colar, mas o colar na verdade era uma coleira, com a qual Sisifo manteve a morte aprisionada, e ninguém podia morrer. Sisifo então causou a irá de Hades e Ares pois estes precisavam de mortos para prosseguir suas obras. 





OBS: EM AGRADECIMENTO AO PEDRO, QUEM SOLICITOU O CONTEÚDO ATRAVÉS DO FALE CONOSCO. 

BIBLIOGRAFIA: 

Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens


LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário