segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MITOLOGIA GREGA - O CAVALO DE TROIA



RESUMO

A história ou mito do cavalo de Troia, ficou conhecido como uma das estratégias militares mais brilhantes de toda a história. Foi a forma encontra pelos gregos para por fim a guerra de Troia, um cerco que durou cerca de 10 anos, onde o gregos, enganaram os troianos e conseguiram vencer a guerra. 
Há indícios de que a guerra de Tróia teria acontecido entre os anos 1300 a 1200 AC.

COMO OCORREU

Durante o cerco a Troia, após 10 anos de cerco a cidade de Tróia, depois de inúmeras perdas, Odisseu teve a ideia de criar um presente para os troianos, que supostamente serviria para selar a paz com os inimigos. Era uma Estrutura enorme de madeira, que serviria para esconder em seu interior, soldados gregos, que deveriam sair para abrir os portões de Troia para os exércitos. 
O Cavalo então foi ofertado aos troianos como presente, e com o pretexto de fazer a paz. Os troianos por sua vez, prontamente aceitaram o presente e a paz. Foi dito também que os gregos estavam desistindo de vez do cerco e que retornariam a Grécia. 

Os troianos, pegaram seu presente, considerando aquilo como um troféu de sua vitoria e levaram para dentro das muralhas, e a noite deram uma enorme festa para comemorar. Neste tempo, o cavalo se abriu e de dentro saíram os soldados gregos, que prontamente abriram os portões para seus exércitos. Logo Tróia estava tomada, e os troianos foram completamente derrotados. 

Alguns troianos, conseguiram fugir desta armadilha, e entre eles estava Enéias, que fugiu de Troia, terminando sua fuga na Itália, onde mais tarde seria fundada Roma.  

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM: