segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

MITOLOGIA GREGA - APOLO ENFRENTA A PITON



No ultimo post sobre mitologia grega, falei um pouco sobre o Oraculo de Delfos, e citei a batalha de Apolo contra a Serpente Píton, bem, neste post vou contar-lhes a histórico desde o nascimento do mais belo dos Deuses. 


DO SOFRIMENTO DE UMA MÃE
Conta-se que Íris, havia confidenciado a Hera, sobre a traição de Zeus, com Leto, a deusa do anoitecer. Hera então ordena para que Leto seja enviada para a mais longinqua terra. Então Leto é obrigada a vagar por todo o mundo grávida, passando por  Quio, a Trácia, a Ática, a Eubéia, as ilhas do mar Egeu, e jamais recebeu abrigo em qualquer lugar que fosse. E para piorar seu tormento, tinha em seu encalço a serpente Píton, que recebera ordens para devorar os filhos da deusa. 

Depois de muito vagar, Leto, chegou as ilhas de Ortígia, conseguindo assim um abrigo. Ali sofreu durante nove dias e nove noites com imensa dor, só após o conhecimento da dor de Leto, é que Lucina, deusa que preside os partos, resolve interceder para que Leto dê a luz Apolo e Ártemis 

— Aí tens o dia e a noite, um em cada braço — disse Luciana, ternamente. Apolo, de pele alva e louros cabelos, de fato era a representação perfeita do sol e do dia, enquanto que Ártemis, de cabelos negros caídos sobre um colo faiscante, representava a lua envolta pela noite. Zeus cobriu os filhos de presentes, dentre os quais um arco feito por Hefesto, assim desde este dia Ártemis se dedicou avidamente ao arco, e assim tornou-se a deusa da caça. De outro modo apolo só queria vingar sua mãe. 
Então perguntou ao pai. 

— "Diga-me, meu pai, onde está a terrível serpente que perseguiu tão cruelmente a minha mãe — disse ele, com os olhos postos no céu -, e irei matá-la com minhas próprias setas."

Leto e seus filhos abandonaram a ilha, desde de então passou-se a chamar Delos, ou seja, "ilha luminosa", em homenagem ao deus do sol e a deusa da luz;

Após vagarem por muito tempo, os três finalmente chegam ao seu destino, o magnifico monte Parnaso, um local repleto de montanhas e abundante vegetação. Porém ali também era a morada da terrível Píton, filha de Gaia, que vivia instalada em um covil ao pé do monte. 

O CONFRONTO CONTRA A TERRÍVEL SERPENTE
Apolo então decide enfrentar a serpete, esticando seu arco poderoso e disse - Chegou a hora, maldita serpete de acertamos as nossas contas. A serpente urrou de dentro da caverna, e fez desmoronar algumas montanhas ao redor. um bafo pestilencial, um misto de fogo e de sangue, foi expelido de dentro, incendiando tudo que estivesse à sua frente. A serpente medonha escorregou para fora da cova como se fosse uma língua em chamas expelida pela goela escancarada da montanha.

Apolo, após subir em cima de um rochedo, estendeu o mais que pôde a corda de seu arco e mirou no abismo de sua boca infernal. A fera, contudo, desviou-se da seta, dando um salto inesperado e rolando de lado sobre a relva, que ficou toda crestada.

Apos isto a serpente ficou de pé totalmente ereta, e emitiu um silvo ensurdecedor que possou pelo rosto de apolo, então Píton atacou em um bote quase certeiro, contra Apolo, então o dente da serpente ficou cravado contra a rocha e dele escorria o liquido pestilencial. A serpente Píton, após relancear a cabeça em várias direções, arregalou suas grandes pupilas horizontais: uma centena de línguas fendidas saíram ao mesmo tempo de sua boca e chicotearam o ar em todas as direções. Apolo havia ficado entorpecido pelo bafo da serpente, e caiu em um grande rochedo.

A VITÓRIA E ORÁCULO
Apolo, pô-se logo de pé antes que a serpente pudesse ataca-lo, e segurando seu arco com 03 das mais afiadas flechas, e falou a serpente. — Serpente Maldita, aqui está o seu castigo. E logo lançou as flechas e elas partiram pelo ar. Enquanto seguiam em direção, as flechas já duelavam com a lingua da víbora, e muitas delas já caíram decepadas, em seguida, foram buscando um alvo diferente: a primeira foi alojar-se no olho esquerdo da víbora; a segunda teve o destino certo em seu peito; e a terceira entrou pela boca da serpente, logo a serpente caiu sem vida, e tombando, conta-se, que provocou um estrondo, que fez tremer a terra durante oito dias.    

O vitorioso Apolo, vencera entoara uma canção sobre sua gloriosa vitória, e ali decidiu erguer um templo, e ali estaria localizado o Oráculo mais famoso de todos. O Oráculo de Delfos.


BIBLIOGRAFIA: 


Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens


LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM: