quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - ÉOLO



Neste post vamos ver sobre Éolo, o deus dos ventos, Vamos ver como ele presenteou Ulisses com os ventos e o mesmo não soube conserva-los. 

Éolo, era filho de Hipotas, habitava a ilha de Eólia e era muito querido dos deuses do Olimpo. Eólia era uma ilha flutuante, e era cercada por muralhas feitas de bronze. Lá ele vivia com seus seis filhos e seis filhas. O poder sobre os ventos havia sido concedido a ele por Zeus, Sobre a advertência de nunca conceder livremente seu poder a outrem. 

Um dia, o herói Ulisses encontrou com Éolo, o herói contou sobre seus feitos, sobre suas aventuras, e ganhou de presente do deus dos ventos, um saco de couro de novilho, neste estavam contidos todos os ventos, exceto o do oeste que seria usado para levar o herói de volta. Porém após nove dias de viagem, os marinheiros de Ulisses, pensavam que o saco continua não somente os ventos, mas também ouro e prata, e abriram o saco, deixando que todos os ventos fossem libertos. Com isto a embarcação ficou a deriva e os ventos os conduziram de volta a ilha de Eólia. 

Isto provocou a ira de Éolo, que se recusou a ajuda-los e prontamente expulsou-os de seus domínios. e para se justificar teria dito: "Quem semeia vento, cole tempestades."




OBS: EM AGRADECIMENTO AO RAFAEL, QUEM SOLICITOU O CONTEÚDO ATRAVÉS DO FALE CONOSCO. 

BIBLIOGRAFIA: 

*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário