segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - HIPNO



Neste post vamos ver sobre Hipno, irmão gemeo de Tânatos. Vamos ver qual era o seu papel para o gregos.


Hipnos era filho da deusa Nix e de Érebo. Possuía inúmeros irmãos porém o mais importante de todos era sem duvida Tânatos, pois era seu irmão gémeo. Hipnos é o deus do sono para os gregos. Ele é o responsável por conceder a todos o sono, o descanso reparador que todos precisam. Seja para recuperar de ferimentos ou mesmo para repor as energias.

Em suas representações Hipnos era visto como uma divindade de cor dourada. Seus cabelos possuíam a mesma cor. Assim como seu irmão gémeo, Tânatos que era sempre representado pela cor prata. Em outras representações, ele aparecia com uma flauta e entoando doces canções que conduziam os homens ao sono

O deus do sono habitava um palácio construído dentro de uma grande caverna, no oeste distante. Devido a profundidade, o sol nunca ousou penetrar o seu reino, de forma que não existia nada que pudesse despertar o deus. No meio do palácio existia uma cama, cercada por cortinas pretas onde Hipnos podia repousar. e em sua entrada Morfeu mantinha constante vigilância para que ninguém pudesse acorda-lo. 

O sono, em todas as civilizações, é essencial não só para o pronto restabelecimento de forças e feridas, mas também para compreender os processos das percepções sensoriais. E estudos recentes mostram que o durante o sono o cérebro organiza as informações, em uma especie de "desfragmentação" onde o que não é não tem importância, é descartado e onde muitas memorias podem ser armazenadas ou perdidas. 

OBS: EM AGRADECIMENTO AO PEDRO, QUEM SOLICITOU O CONTEÚDO ATRAVÉS DO FALE CONOSCO. 

BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:





Nenhum comentário:

Postar um comentário