segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - O CENTAURO QUÍRON




Neste post, atendendo ao pedido do Pedro, estarei falando um pouco sobre o centauro Quíron, vamos ver sobre o seu mito, e como se torno parte do céu. 


A VIDA E MITO

Sua história envolve superação, conhecimento e por fim, sofrimento. Quíron seria filho do Titã Chronos com a Ninfa Filira. Conta a mitologia, que Chronos haveria assumido a forma de um centauro, para enganar Reia, e se encontrar com a Ninfa, que mais tarde daria a luz ao centauro. 

Porém após o seu nascimento, a mãe sente muita vergonha do filho, e resolve abandona-lo no monte Pélion, pedindo para os deus do Olimpo, que o transformacem em uma arvore chamada Tília. Quíron, após abandonado pelos pais é encontrado, pelo deus Apolo, (o deus Sol para os gregos), e é adotado pelo mesmo. Apolo então passa a ensinar ao centauro todos os conhecimentos que possuía, como: artes, filosofia, ética, poesia, música, profecias, terapias curativas, ciência. desta forma o centauro fora criado no monte olimpo, longe dos outros de sua raça. 

Quíron, por possuir uma esmerada educação, dada por Apolo e Artemis, passa a ensinar aos filhos dos deuses, pois o mesmo transmitia aos príncipes, valores espirituais e lhes ensinava o respeito pelas leis divinas.

Adulto, torna-se um grande sábio, profeta, médico e mestre, transmitindo seus conhecimentos a todos que desejam aprender. Quíron foi tutor e pai adotivo de muitos dos grandes heróis gregos, entre outros, foi mestre de Aquiles, Hércules, Jasão, e Asclépio e mesmo do seu professor, o grande Apolo, que acabou também por receber lições do centauro, assim como os filhos dos Reis gregos. 

Quíron, é o 'Centauro Chefe' e o preceptor máximo, tanto das artes da sobrevivência, como da cultura e da filosofia. ficou conhecido por preparar os futuros heróis. Era, ainda, expert no uso da medicina, de ervas e plantas e também em Astrologia. Possuía o poder de cura nas mãos pois conhecia os segredos das plantas e das ervas. 

Aos seus discípulos, ensinou também a renúncia pessoal em prol da humanidade, ou seja, ensinou-os a renunciar o ganho pessoal em favor da coletividade.


A MORTE E LENDA

Durante a guerra de Hércules, contra os centauros, ele acerta acidentalmente, com uma flecha envenenada o centauro, outrora seu mentor. As flechas estavam envenenadas com o sangue da Hidra de Lerna (monstro que habitava um pântano, na região de Argos e tinha nove cabeças, que destilavam veneno). Por ser imortal a flecha não foi capaz de mata-lo, mas causo-lhe um ferimento incurável e produzia fortes dores. 

Sendo incapaz de se curar, pois não possuía a cura para tal veneno, e sofrendo enormente de dores agudas, Quíron, acaba se recolhendo a uma gruta no monte Pélion, onde continua transmitindo seus conhecimentos a seus discípulos, e foi precisamente nesta busca de um tratamento e cura para sua feriada, que ele descobriu a medicina, utilizando as plantas, ensinando depois ao Asclépio.

Existia um herói chamado Prometeu, que estava acorrentado no monte Cáucaso, sendo bicado no figado todos os dias por uma aguia, e durante a noite o orgão regenerava-se para que no dia seguinte a aguia voltasse a bica-lo. Este era o castigo de Prometeu, impingido por Zeus, após prometeu ter roubado o fogo e entregado a humanidade. Zeus condenou Prometeu a está infinita tortura até que algum imortal renunciasse a sua imortalidade e fosse para o Hades no lugar de Prometeu. 

Hércules então propõe a Zeus que Quíron irá renunciar sua imortalidade, libertando Prometeu de seu tormento eterno, libertando a se mesmo de sua ferida incurável, e concedendo a humanidade o beneficio do fogo. 

Com este gesto, o centauro Quíron é elevado ao nível de divindade, como protetor da raça humana, e colocando em pratica o seu maior ensinamento. O AUTO-SACRIFÍCIO PARA A REALIZAÇÃO DO BEM COMUM. Porém liberto, Zeus, ficou impressionado e não permitiu que o centauro fosse para o Hades, mas o homenageou criando no céu sob sua forma, uma grande constelação de Sagitário, para honrar Quiron. 

OBS: EM AGRADECIMENTO AO PEDRO, QUEM SOLICITOU O CONTEÚDO ATRAVÉS DO FALE CONOSCO. 


BIBLIOGRAFIA: 

Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens


LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário