segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - A BELEZA DA MEDUSA



Neste post vou falar sobre essa clássico conto da MITOLOGIA GREGA. A Medusa é uma história conhecida por muitos, até mesmo aqueles que não estão tão ligados a tema.

Bom Como todos já ouviram falar a Medusa era um criatura horrenda, uma das três górgonas (mulheres de terrível aparência e possuíam dentes de javali e cabelos de serpente. Mas nem sempre foi assim.

Conta a história que a Medusa era uma linda mulher, e em sua beleza se destacava principalmente seus cabelos negros e lisos, que causavam inveja a qualquer mulher naquele tempo. Dai surgem duas versões e todas elas com o mesmo desfecho. 

A PRIMEIRA conta que a Medusa, tentou competir com a deusa Atena em beleza, e está não suportando tal insulto, havia transformado a Medusa em uma criatura horrorosa, e seus cabelos que ela tanto amava, foram transformados em serpentes vivas. 

A SEGUNDA conta que Zeus havia seduzido a Medusa e levado ela até o templo de Atena e ali ele teria violentado a moça para logo em seguida abandona-la, o que causo a ira de Atena e que a transformou na criatura. 

Como disse, ambas as versões tem o mesmo desfecho, após isto a Medusa, passou a viver em uma gruta fortificada e vigiada por suas duas irmãs. A história conta ainda que ela tinha o poder de transformar em pedra qualquer um que lhe encarasse. e esse era seu maior prazer depois de ter perdido sua linda forma. 

BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Um comentário:

  1. Nao foi Zeus, e sim Netuno que a possuiu no chao frio do templo de Atenas, e a deusa nao demonstrou nenhuma piedade, pois Atenas é uma figura voltado pelo masculino (guerreira). nao tinha lugar pra ela na sociedade, e a deusa a penalisou com a monstruosa transformação.

    ResponderExcluir