segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - A CAIXA DE PANDORA



Neste post vamos ler sobre a conhecida história da caixa de Pandora. Vejamos porque esta história tem grande importância para a Mitologia Grega.


O NASCIMENTO DA PRIMEIRA MULHER 
Pandora foi a primeira mulher, criado a mando de Zeus para punir os homens pela ousadia de Promoteu em roubar o fogo e entrega-lo aos homens. Ela foi uma criação de vários deuses, cada um participou com uma característica. Hefesto modelou sua forma na argila, Afrodite lhe concedeu a beleza, Apolo com o talento musical, Deméter lhe ensinou sobre colheita, Atena concedeu a Pandora a habilidade manual, Hermes lhe ensinou o dom da persuasão, Poseidon lhe presenteou com um colar de pérolas e a habilidade de não se afogar. Foi Zeus quem deu o toque final, e enviou Pandora a Terra, e a entregou Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente. 

Prometeu havia recomendado ao irmão que não recebesse nada dos deuses, pois sabia que estes poderiam ser traiçoeiros, ainda mais depois de ter dados aos homens o fogo. Mas Pandora era dona de uma beleza incrível e Epimeteu, não pode resistir ao tal e aceitou o presente. 

DA CAIXA E DOS MALES
Epimeteu mantinha em seu poder uma caixa, que havia sido dada pelos deuses anteriormente. Ora, conta a lenda que dentro desta caixa, continham todos os males, e que jamais deveria ser aberta pois, se aberta todos os males escapariam e trariam ao mundo sofrimento e desolação. Epimeteu avisou sua mulher de que jamais tocasse na caixa. 

Porém a curiosidade de esposa não a impediu de abrir a caixa, em um dia depois de ter amado o marido, ele caiu em um sono profundo. Pandora se dirigiu até a caixa e a abriu, espalhando sobre os homens todos os terríveis males que haviam sido contidos na caixa, tais como mentiras, velhice, doenças, pragas, vícios etc. Sobrando dentro da caixa apena a esperança. Desde então a humanidade vem sofrendo com todos estes males sem que seja possível erradica-los. 

AS INTERPRETAÇÕES. 
Filosoficamente existem duas formas de interpretar o mito da caixa de Pandora. 

A. Após todos os males terem sido liberados sobre a terra, teria a restado somente a esperança, que neste contexto pode ser colocada como o maior de todos os males, pois mesmo sofrendo o homem ainda teria esperança de dias melhores, o que só iria contribuir com o aumento de sua dor. 

B. Que se a esperança tivesse saído da caixa, não restaria mais nada a humanidade a não ser o seu calvário até o fim. Mas a controversa seria o que a esperança, sendo interpretada como algo bom, estaria fazendo lacrada juntamente com todos os males?
Dai, surgem frases populares do tipo a esperança é a ultima que morre. 

De qualquer forma, todas as duas são válidas, depende de cada um, de cada cultura. e principalmente do que você quer acreditar. 

BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário