sábado, 25 de fevereiro de 2012

MITOLOGIA GREGA - HERÁCLES (aka. HÉRCULES)



Neste post vou falar sobre uma das figuras mais populares de toda a MITOLOGIA GREGA, HERÁCLES, ou mais conhecido como HÉRCULES (Em Latin). E em breve falarei dos Doze trabalhos de Hércules, e podem esperar que isto será interessante. 

Herácles, é um dos mais importantes nomes da mitologia, filho de Alcmena com Zeus, teve uma trajetória no minimo interessante, este é apenas um post introdutório que farei para falar da serie de seus doze trabalhos. bem, então é o seguinte:

Acontece que Alcmena, mãe de Herácles, era casada com Anfitrião, eis que um belo dia, Zeus bateu a sua porta, e como era costume ele ficou hospedado na casa de Anfitrião. Acontece que um dia Anfitrião  teve que partir para a guerra, aproveitando-se disto, Zeus prontamente assumiu a forma de Anfitrião e então engravidou Alcmena. Dessa nasceram Herácles e Ificles. 

A esposa de Zeus, Hera, ficou possessa com a traição do marido, e fazia de tudo para tentar destruir o bastardo Herácles. Certa vez ela enviou duas serpetes para por fim a vida dos bebes, eles estavam deitados em cima de um escudo de bronze, enquanto se aproximavam, o bebe Herácles, caiu em cima das serpentes, segurando ambas pelo pescoço, e as estrangulou, salvando a si e o irmão. 

O tempo se passou e Herácles casou-se com Megara, filha de Creonte, com quem teve vários filhos. Mas Hera não deixou ele em paz e continuou tentando destruir o semi-deus, e influenciou ele de forma que certo dia ele enlouqueceu, seus olhos começaram a se arregalar e também espumar pela boca. Disse que iria a Micenas destruir as muralhas erguidas pelos ciclopes inimigos, mas ele não chegou a deixar o palácio, e atacou e matou sua própria família, pensando estar matando os inimigos. Logo que a cólera passou, Herácles se deu conta do que havia feito e deu um berro desesperado, quando se deparou com a cena de destruição e morte de seus entes queridos. A deusa Atena, compadeceu-se dele e explicou que aquilo tudo havia sido um plano de Hera que se deliciava com o tormento de Herácles, mas a culpa que ele sentia era muito grande enquanto dizia que havia matado seus filhos e esposa, ele arrancava os cabelos consumido pela dor inigualável. Resolveu então se exilar, penitenciando-se pelo que havia feito. 

Herácles vagou durante muito tempo sem destino pelas estadas gregas até que resolveu consultar o oraculo, e este lhe ordenou que procurasse pelo rei Euristeu de Micenas e de Tirinto, e vale dizer que o rei era primo e rival de Herácles, e ai começa outra história que em breve contarei. 

BIBLIOGRAFIA: 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário