quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - THOR O DEUS DO TROVÃO



Neste post vamos ver sobre Thor, um dos principais deuses da Mitologia Nórdica. Vamos ver sobre o seu principal símbolo e porque Thor era visto como o "protetor" de Asgard.


Thor era filho de Odin com Frigo, marido de Sif. Era o deus da guerra, dos relâmpagos e trovões, para os povos germânicos do norte. Reside no palácio de Bliskime. Sua carruagem é puxada por bodes e o som do trovão vem justamente dos ruido emitido pelas rodas.

Thor era o deus mais cultuado, pois a ele eram atribuídos inúmeros altares. As pessoas acreditavam que ele auxiliaria em varias questões, como proteção, fertilidade, proteção para os viajantes, para o trabalhador, para quem nascia, se casava ou morria. 

Era um deus de aparência bem similar aos nórdicos, com cabelos grandes e ruivos, barba, corpulento e glutão. Era dotado de um apetite incrível, devorava tudo até mesmo os bodes de sua carruagem, os quais trazia de volta a vida em seguida. 

Seu principal simbola era o Martelo Mjollnir, que era uma das principais tesouros de Asgard. Fora forjado por gnomos a mando de Loki, e acabou sendo um martelo de cabo curto (conto sobre isto depois), tinha a característica de voltar para mão, toda vez que era arremessado contra algo. Seu poder poderia servir tanto para matar quando para curar, ele podia amaldiçoar ou abençoar com o martelo encantado. 

O Deus do trovão, era também protetor de Asgard, era a ele que cabia a função de manter os gigantes distantes dos Aesir, afinal ele possuía força similar a dos gigantes, os eternos adversários dos deuses.

BIBLIOGRAFIA: 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN:  9788531514937
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens
LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário