segunda-feira, 12 de março de 2012

MITOLOGIA GREGA - OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES - 1° O LEÃO DA NEMÉIA



Este é o primeiro post da serie dos DOZE TRABALHOS DE HERÁCLES. pretendo postar ao menos dois por semana, assim não será muito demorado, tendo em vista que sei que isto é um assunto que interessa muita gente. Então como primeiro trabalho, vamos ver sobre o Leão da Neméia. 

Aqui vale uma nota, existem diferentes versões destas histórias, cada autor conta de uma forma diferente porém o sentido é o mesmo. 


Bem, logo Herácles foi procurar o rei Euristeu, e este o encarregou de realizar (inicialmente) dez trabalhos. Euristeu teria dito que através dos trabalhos que ele deveria executar para o rei. E logo após ouvir as instruções, Herácles, partiu para executa-las. 

O LEÃO DA NEMÉIA. 

Este foi o primeiro trabalho de Herácles, que consistia em uma tarefa "simples", matar o Leão da Neméia. Era simplesmente o maior leão e o mais furioso de toda a Grécia, também dotado de uma ferocidade sem precedentes. Matava qualquer um que ousasse cruzar seu caminho.  


Tão logo deu de cara com a fera, Herácles, sacou seu arco e simplesmente descarregou todas as flechas contra o animal, porém a pele do animal era muito grossa e isto impediu que as flechas penetrassem no animal. Logo ele largou o arco de lado, pegou a sua massa e partiu para cima da fera, e desferindo um poderoso golpe contra o osso da cabeça do animal, porém logo o golpe atingiu o alvo, sua massa se desfez como um pedaço de madeira contra uma serra, pois os ossos do leão eram de incrível dureza e resistência


O leão então fugiu para o interior da caverna, e lá ficou esperando outra investida do herói, ele então abandou todas as armas e resolveu enfrentar o leão com as próprias mãos (no melhor estilo mano a mano), e assim se colocou na saída da caverna e esperou que o leão tentasse sai, imediatamente agarrou a fera pelo pescoço, com incrível força e rolou com o animal pelo chão, sufocando-o e só o largou quando o animal emitiu o ultimo suspiro. 

Feliz com sua vitória, ele arrancou do leão sua pele e passou a utiliza-la como vestimenta, e este acabou sendo seu traje mais comum. 

BIBLIOGRAFIA: 
  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Galdino, Luiz, Os Doze trabalhos de Hércules, Col. Aventuras Mitológica, Editora Ftd. ISBN 9788532245038
  • Nomes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário