sexta-feira, 23 de março de 2012

MITOLOGIA GREGA - OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES - 12º CÉRBEROS O CÃO DO INFERNO



Este é o ultimo post da serie dos DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES, neste post vamos ver sobre CÉRBEROS, o cão guarda da entrada do Hades. Espero que tenham gostado desta serie. 

O rei deu a Herácles a sua ultima missão, está que consistia em nada mais nada menos que capturar Cérberos, o cão guarda da entrada do Hades. 

Porém Hades, era irmão do pai de Herácles, Zeus, e o herói decidiu ir até ele contar o que tinha que fazer como medo de contrariar a vontade do deus. E assim, Zeus consentiu com a tarefa e impôs, uma condição que complicava ainda mais a situação, que era não ferir o cão durante a missão. 

No incio da sua viagem, ele estava acompanhado por Atena e por Hermes, chegou até a entrada do Hades, localizada na Lacônia. Depois de descerem por várias encostas, chegaram as margens do rio Aqueronte, o rio que corta o Hades, e que se acredita ser um dos afluentes do rio Styx. Herácles então começou a bater palmas para chamar Caronte, para iniciar a travessia.

Os trés embarcaram e a medida que se afastavam da margem, o velho barqueiro resmungava dizendo que seu barco não fora feito para conduzir os vivos, e que estava virando um hábito este tipo de passageiro requisitar seus serviços. E de fato o barco estava quase à virar pois o peso era muito superior do que ele costumava carregar. 

A medida que se aproximava da outra margem, Herácles mal pode acreditar no que seus olhos mostravam, sua família estava esperando, e ele se encheu de felicidade e imediatamente os abraçou, e beijou e os pediu perdão pelo que havia feito. Depois disto, os viajantes seguiram em frente, em direção as portas do Hades, mas para surpresa deles, não encontraram Cérberos. O cão não estava lá, como se soubessem do intuito de Herácles, e Hades o tivesse mandado recolher para protege-lo. A medida que eles iam adentrando mais e mais no Hades, figuras que Herácles só conhecia de histórias iam aparecendo, Orfeu, Adônis, os irmãos Castor e Pólux entre outros tantos. Então pode-se ouvir um latido forte, e os viajantes foram em direção ao som. 

Chegaram então em frente ao trono de Hades, e ao seu lado estava Perséfone, esposa do deus dos mortos.  Hades então surpreendeu Herácles, ao dizer que já sabia o intuito do herói, pois já havia sido informado por Zeus. Cérberos estava deitado aos pés de Hades, e lambeu a mão de seu dono em reconhecimento a sua proteção. Hades então teria a dito a Herácles que deveria devolver o cão o mais rápido possível. O herói então foi buscar o cão, afinal ele não iria ir de bom grado, pois se tratava de um cão bem voraz, e após um confronto, conseguiu prender as três cabeças do cão de uma forma segura.

Herácles conduziu o animal até o rei Euristeu, e Cérberos, tratou de deixar sua marca nele, dando três dentadas em uma das pernas. Após isto, Herácles, devolveu o cão ao seu dono, e encerrou sua epopeia em nome da redenção, pelo que havia feito a seus familiares. 

BIBLIOGRAFIA: 
  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Galdino, Luiz, Os Doze trabalhos de Hércules, Col. Aventuras Mitológica, Editora Ftd. ISBN 9788532245038
  • Nomes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES EM:

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário