quarta-feira, 7 de março de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - OS NOVE MUNDOS DE YGGDRASIL


Neste post vou falar sobre os NOVE MUNDOS DE YGGRADSIL, isto mesmo, já havia falado sobre a arvore da vida e agora vou falar um pouco sobre cada um dos mundos.

Para começar é preciso dizer que Yggdrasil, possui três raízes, uma celeste, uma terrestre e a ultima subterrânea. E os nove mundos são considerados parte da arvore ou níveis diferentes que se estendem para além dela, porém todos estão conectados.

Localizado bem ao centro está Midgard ou o Jardim do Meio. Ou seja o próprio planeta Terra, que reúne o poder dos outros mundos a ele conectados. Pelos galhos, pelo tronco. A arvore é cercada pelo mar e nas profundezas está a Serpente do Mundo, Midgardsomr, é a serpente que morde sua própria cauda.

MIDGARD: Como já dito é o Jardim do Meio, o planeta Terra, o mundo dos homens. é considerado o mundo da ação física, das experiências sensoriais, do crescimento intelectual e o inicio da expansão espiritual para os nórdicos. Nesse nível. As forças do bem e do mal estão presentes neste mundo, e estão em equilíbrio, cada ação tem a sua reação. Midgard é o resultado da interação existente entre o fogo de Muspelheim  e o gelo de Nilfheim.

Midgard está localizada acima da raiz terrestre de Yggdrasil, embaixo da qual nasce a fonte do gigante Mimir. Ela é vista como a sede da humanidade, visitadas por todos os seres que passam por ali.

LJOSSALFHEM (ALFHEIM), a morada dos elfos claros. Está localizada bem cima de Midgard no eixo vertical. Não pode ser percebida pelos humanos como um plano real, mas é conhecido deles como o universo mental. Os elfos deste mundo são invisíveis devido a sua estrutura etéria, mas exercem influencia sobre a mente humana no campo intelectual e artístico. É também considerado o reino da imaginação, da criatividade, abriga os pensamentos conscientes e pode transforma-los em ações positivas.

SVARTALFHEIM: É o oposto de Alfheim, está localizado baixo de Midgard e é lar dos elfos escuros e dos anões, e é guardado pelo anão Modsognir. Considerado o plano da modelagem, da transformação da matéria bruta em materiais refinados, como os metais, os cristais e as pedras preciosas. Dizem que a luz pode transformar os seres deste reino em pedra, desta forma eles vivem em florestas escuras ou cavernas e protegem-se da aproximação do ser humano.

HEL OU NIFELHEL: Localizado na base da Árvore, em um nível mais profundo , conhecido como "Mundo Subterrâneo". É associado aos mortos, governado pela deusa de mesmo nome. Vale dizer que os mortos que ali estão, não tiveram uma morte honrosa em campos de batalha, morreram de velhice ou doença. É um plano onde o silêncio predomina e também uma certa inércia, mas as almas vêem para o Hel para repousarem e esperarem pelo dia de renascer. O plano também pode ser alcançado por uma ponte larga e escura, protegida pela ajudante da deusa homônima, Mordgud ou Modgudr.


ASGARD: O reino dos Aesir, localizado no topo da Árvore na chamada "raiz espiritual" na raiz superior, em oposição ao reino de Hel. Este fica em um plano superior praticamente inacessível, regido por Odin e Frigga. Sinônimo de Céu, Mundo Superior, só é possível de ser alcançado com com determinação e fé, com auxiliou de um mentor ou de uma Valquíria.  É em Asgard que está localizado o castelo Valhala, onde os guerreiros escolhidos pelas Valquírias, passam o resto de seus dias preparando para o Ragnarok.

NILFHEIM: Conhecido como Reino de Gelo. Um mundo frio coberto por uma névoa, local onde a neblina se condensada aquecida pelos ventos quentes soprados diretamente de Muspelheim. Teve participação juntamente ao reino de fogo na criação de Midgard, oriundos do vazio primordial o Ginungagap. Será de Nilfheim, no Ragnarok que sairá o navio dos mortos, Naglfari, conduzido pelo deus Loki. 

MUSPELHEIM: O Reino de Fogo, localizado no polo oposto ao Nilfheim, e como já dito é co-criador de Midgard. É habitado por Thursar e Etins, gigantes antigos e dotados de imenso poder de destruição. Desta dimensão partem os gigantes que vão destruir os mundos no Ragnarok. 

JÖTUNHEIM: Também conhecido como Utgard, reino dos Jötnar ou Thursar, gigantes inimigos dos deuses, comandados por Thrym. Um mundo considerado estagnado, pois seus habitantes só fazem guerrear e não tem tempo para dedicar as expansões. Ao contrario dos gigantes as gigantas conseguem ir além das limitações desta dimensão e por se empenhar tanto acabam atingindo o status de deusas devido a evolução espiritual. 

VANAHEIM: O reino das antigas divindades Vanir. Era um reino de paz e plenitude, sede das forças modeladoras de processos orgânicos, das qualidades de prosperidade e de abundância e do potencial mágico. Os Vanes também são seres regentes da fertilidade, da sexualidade e do amor em Midgard, e trazem essas forças também para o Vanaheim


BIBLIOGRAFIA: 
  • Varias fontes baseado no Edda.
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN:  9788531514937  

Nenhum comentário:

Postar um comentário