segunda-feira, 23 de abril de 2012

MITOLOGIA GREGA - ARES, O DEUS DA GUERRA



Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre ARES, o deus da guerra para os gregos. Vamos ver um pouco sobre sua origem, representação e o ele foi cultuado.

SURGIMENTO
Ares era filho de Zeus e de Hera, e seu caracter intratável segundo o deus dos deuses, teria sido herdado de sua mãe. O nascimento de Ares ocorreu na região da Trácia, o país conhecido pelos cavalos e pelos guerreiros. Possui lugar de destaque no Olimpo, sendo venerado como deus da guerra e da luta. Era pouco considerado no Olimpo, por ser detentor de uma fúria sanguinária, tornou-se obcecado plea luta e deleitava-se em percorrer os campos de batalha, trajando sua armadura e empunhando uma lança, ao qual usava para espalhar o terror. O nome Ares vem da raiz grega arque que significa, destruir. 


FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Ares não estava incluso entre os deuses cultuados pelo povo grego. O único registro de um cultuo ao deus era na cidade de Esparta, onde existia uma estatua em homenagem ao deus, e que em alguns casos eram feitos sacrifícios em seu nome. 

Ares apareceu pouco como mito, a mais conhecida das vezes, quando ele estava tendo um caso com Afrodite (que foi seu maior amor sem dúvida). Afrodite que por sua vez era casada com Hefesto. Ao se encontrarem Ares, usava seu sentinela favorito, Alectrião e este tinha a função de evitar que o sol revelasse os dois amantes. Porém um dia, Alectrião caiu no sono, e assim o sol pode revelar o casal, e tão logo Hefesto ficou sabendo, armou uma forma de amarrar os adúlteros e só os libertou quando todos os deuses estavam reunidos para testemunhar o embaraço. Após o episódio, Ares, tratou de transformar seu sentinela em um animal chamado galo, ao qual deveria cantar todos os dias quando o sol surgisse. 


REPRESENTAÇÃO
Ares foram muito representado, por inúmeros artistas, entre eles alguns nomes de peso como Botticelli entre outros. Ele era sempre representado como um grande guerreiro em sua quadribiga, usando sua armadura de bronze empunhando sua enorme lança. Era acompanhado por Éris, a discórdia, e pelas sombras Kéros sedentas de sangue fresco. Para os romanos Ares era Marte, e era a representação da guerra, das batalhas. 


BIBLIOGRAFIA: 
  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário