segunda-feira, 30 de abril de 2012

MITOLOGIA GREGA - CAMPOS ELÍSIOS




Olá amigos, nestes post sobre MITOLOGIA GREGA, vamos ver sobre os CAMPOS ELÍSIOS, o que significava na mitologia e quem poderia entrar.

Os Campos Elísios seriam um lugar no reino de Hades, para onde os homens de virtude iam aós a morte repousar dignamente. Enquanto supostamente não haveria paz no Tártaro, no Campos Elísios não existiam tormentos. Os que ali chegavam poderia desfrutar dos campos verdes, paisagens floridas, um lugar onde corre um rio limpido e em suas margens estão aqueles que ganharam o direito de estar ali. Guerreiros que lutaram por pátria, sacerdotes, poetas inspirados por Apolo, homens cujos feitos trouxeram benefícios a humanidade e aqueles cujos artes civilizaram o homem

Conta-se que após mil anos, as almas que viviam nos Campos Elísios beberiam a água do rio Lete, e então sua memória seria apagada e eles poderia regressar a Terra. Isto é uma versão escrita pelo poeta latino Virgílio, não há qualquer indicio de que os gregos realmente acreditavam nesta possibilidade. 

Enquanto estavam ali, as almas podia aproveitar o que havia de melhor naquele lugar, onde nos campos verdes e floridos eles podia dançar, comer, se divertir noite e dia. Descrição semelhante do que é chamado de paraíso para os cristãos e muçulmanos. 

No filme Gladiator de 2000 (Gladiador no Brasil), no final do filme o personagem principal Maximus, vivido por Russell Crowe, chega no Elísios após sua morte e reencontra sua família, vale a pena parar e assistir essa obra prima. 



BIBLIOGRAFIA: 
  •  Mitologia Greco-Romana Vol 1, René Menard
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário