segunda-feira, 16 de abril de 2012

MITOLOGIA GREGA - PROMETEU E O ROUBO DO FOGO



Olá meus amigos neste post de MITOLOGIA GREGA, vamos ver a história sobre o roubo do fogo cometido por Prometeu, que além de rouba-lo ainda entregou aos homens.

Prometeu era filho do Titã Japeto com Ásia, o pai sempre destacava a proeminência do filho, e vivia a repetir exaustivamente que seria grande o destino de Prometeu. Ele tinha um grande talento para as artes plásticas, e não eram raras as vezes que o menino era flagrado moldando com barro as mais diversas figuras e criaturas. Quando mais velho ele já possuía seu próprio atelier e era conhecido e respeito por todos na corte celestial.

Um dia chegou um mensageiro ordenado por Zeus, trazendo o pedido do deus supremo para que Prometeu criasse a imagem e semelhança dos próprios deuses um novo ser. Apesar de não compreender muito bem porque deveria criar um ser de segunda categoria, ele aceitou a tarefa e imediatamente pós-se a trabalhar com afinco na confecção da encomenda. Algum tempo depois, quando estava com a obra pronto, ele a envolveu em pano e quando ia saindo para levar a obra até Atena, afim de que a deusa da sabedoria lhe desse o sopro da alma, ele esbarrou uma das extremidades da figura deixando-a cair, e foi com espanto que percebeu que uma de suas três pernas haviam se quebrado, porém não havia mais tempo para concertar, e assim ele partiu para encontrar Atena. Onde deveria estar a terceira perna, por descuido, ficou apenas uma saliência, que seria a genitália masculina.

Prometeu então foi até os deuses apresentar sua criação e todos eles aplaudiram e elogiaram a magnifica obra, isto fez com que Prometeu se orgulha-se ainda mais de sua criação, e decido fazer de sua obra um ser privilegiado, subiu até o céus, onde habita o grande sol, e roubou de sua carruagem uma pequena chama, e está foi dada aos homens, o que lhes concedeu um enorme vantagem sobre todos os outros animais.

Mas os homens tem um predestinação para a guerra, e logo começaram a utilizar este poder para produzir armas e isto os levou a entrar em conflito com Zeus, e isto causou a irá do deus supremo, que tratou de punir os homens retirando deles a dadiva do fogo. Os homens então como estavam completamente dependentes do fogo para se aquecer, alimentar e produzir suas ferramentas e armas, ficaram sem o menor recurso. Foram obrigados a voltar no tempo e consumir alimentos crus, se aquecer com peles e já não produziam mais nada em suas forjas. Prometeu, assistindo o sofrimento de sua criação, não pode suportar e decidiu mais uma vez ousar e foi contra a ordem de Zeus, roubou uma pequena chama e fez uma grande fogueira no centro da Terra, apesar de ter sido advertido por Atena para que não o fizessem, e os homens mais que depressa correram para pegar o fogo e ascender suas forjas, se aquecer, e voltarem a produzir suas ferramentas e armas. 

Porém Zeus descobriu o que se passava e ficou extremamente irritado e no mesmo instante ordenou que Prometeu fosse preso para sempre no rochedo do Cáucaso, e preso aquela pedra ele deveria ficar para todo sempre. Ordenou ainda que um terrível abutre fosse solta na região para que pudesse bicar e comer o figado de prometeu todos os dias, e durante a noite o figado se regeneraria para que no dia seguinte o tormento recomeçasse. 

Assim foi até que um dia Herácles o encontrou e tentou liberta-lo, mas foi advertido por Zeus, que ele deveria ficar preso ali para sempre. Mas então Prometeu deu a solução para o problema, sugeriu que das correntes fossem feito um anel, e então ele pegou um pedaço da rocha e cravou no anel e disse: - Pronto, ai está agora carregarei este maldito rochedo para sempre. E assim Zeus perdoo o seu crime e ainda ficou admirado com sua inteligencia. 

BIBLIOGRAFIA: 
  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário