quarta-feira, 18 de abril de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - CRIATURAS - ELFOS



Olá amigos, neste post vamos ver sobre MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar sobre os ELFOS, criaturas que todos nós conhecemos dos livros de J.R.R TOLKIEN e que estão presentes nesta mitologia.

Os elfos são criaturas que se tornaram conhecidas após o sucesso dos livros de J.R.R Tolkien, mas eles sempre existiram na cultura nórdica, teutônica, e celta. E a seguir vamos ver um pouco sobre os arquetipos destas criaturas.

Os Elfos são seres etéreos, intermediários entre os humanos e as divindades. Eles podem agir de forma benevola ou malévola em relação aos homens e também podem ser vistos através da clarevidencia em rochedos ou arvores. Alguns acreditam que eles se comunicam através da telepatia com pessoas sensitivas ou crianças.

O historiador Snorri Sturlson os classificou da seguinte forma: Claros - Escuros, Celestes - Telúricos, Bons - Maus, Feios - Bonitos. A seguir vou descrever algumas destas classificações.

ELFOS CLAROS (LJOSSALFAR): São representados com feições suaves, formas graciosas de seres, e com cores claras. Estão relacionados as artes, musicas e a dança. e residem em Alfheim ou Ljossalfheim, localizado acima de Midgard e abaixo de Asgard. Eram conhecidos também por auxiliar os seres humanos, como cuidando do crescimento da vegetação de Midgard. São adoradores da luz.

Eram representados na maioria das vezes com feições femininas e são considerados os mestres e protetores da sabedoria e inspiração. Frey era o deus de Alfheim, e Sunna era a considerada a rainha dos elfos, chamada de Alfrodul, expressão que significa "a luz dos elfos"

Dos elfos claros os mais conhecidos eram Billing, o elfo do crepúsculo, Delling o elfo da aurora, e Skirnir que era assistente de Frey.

ELFOS ESCUROS (SVARTALFAR): Ao contrario dos elfos claros, estes eram seres de aparecencia grotesca, pele escura, feições grosseiras, barbas longas, baixa estatura se comparado ao elfos claros. Estes seres habitavam o reino de Svartalheim, um dos reinos sombrios dos nove mundos, pois estes elfos não toleravam a luz do sol que poderia queima-los ou petrifica-los. Habitavam principalmente cavernas.

Há eles era atribuída a proteção das riquezas subterrâneas. Eles também eram conhecidos como representantes da memória dos ancestrais. Possuíam ligação com a deusa Sunna, porque o povo nórdico acreditava que após percorrer o céu durante o dia com a sua carruagem, durante a noite ela prosseguia viagem nas profundezas da terra, surgindo novamente ao amanhecer.

Agora sabemos um pouco mais sobre estas lendas, e sabemos sua origem e de onde o grande mestre Tolkien herdou seu conhecimento sobre os elfos.

BIBLIOGRAFIA: 
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN:  9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário