quarta-feira, 25 de abril de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - A DEUSA FREYJA



Olá meus amigos, neste post vamos ver sobre MITOLOGIA NÓRDICA, sobre a deusa FREYJA, também conhecida como "a senhora". Vamos ver sobre o surgimento, o culto e a representação desta divindade.


SURGIMENTO
Freyja filha da deusa da terra Nerthus e do deus do mar Njord, era uma das deusas Vanir, quer foram cedidas ao clã dos Aesir, juntamente com o pai e seus irmãos em acordo de paz entre os Vanir e os Aesir. Freyja foi descrita como sendo "a mais brilhante" das deusas nórdicas. Conhecida como " a senhora" enquanto seu irmão Frey era descrito como "o senhor", onde ambos eram invocados para atrair fertilidade e também para que as pessoas pudessem prosperar. A ela ainda eram atribuídas a regência do amor, da guerra, fertilidade, magia e morte.

Freyja ainda se assemelha com muitas arquétipos de deusas de diversas mitologias. Como Perséfone dos gregos ou ainda com Afrodite. As deusas Maeve, Morrigan e Mach dos celtas. entre outras tantas de diversas mitologias, sitei aqui apenas alguns exemplos.

Uma outra caracteristicas é que "a senhora" era comparada a Odin, em questão de seu comportamento, onde sempre usava o sexo para obter beneficios, ambos são também considerados como adúlteros e ardilosos.

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Freyja era casada com Odr, habitava a planície de Folkvangr ("campo de batalha") em seu palácio chamado Sessrumnir ("muitos salões"), e cavalgava diariamente liderando as Valkirias na busca por almas nos campos de batalha, pois desde que havia ensinado a Odin a prática da magia seidhr, a deusa podia escolher os guerreiros que desejasse, recebia também as almas das mulheres, os demais pertenciam a Odin. 

A senhora era cultuada por ser representante da feminilidade, do amor, do erotismo, da vida, da prosperidade e bem estar. Regia também as batalhas, as guerras e a coragem. Era a senhora também da magia, padroeira das profecias, das praticas xamânicas seidhr ou seidr. Freyja era a deusa nórdica mais conhecida, mais cultuada e seu nome deu origem a origem à palavra "FRU" que significa "mulher que tem domínio sobre seus bens" mais tarde sendo adotada e significando "mulher". 

REPRESENTAÇÃO
Freyja era dotada de uma exuberante beleza, com um incrível poder de sedução, possuía formas exuberantes, e aparecia sempre com os seios desnudos, com um manto de penas de falcão nos ombros e coberta por jóias. 

Dentre estas jóias se destaca o seu colar mágico chamado Brisingamen, que ela teria obtido dos quatro anões ferreiros, onde para pagar a jóia a deusa teria passado uma noite com cada um dos quatro. E alguns afirmam ser a jóia mais linda já forjada. 

Certa vez Loki roubou este colar de Freyja a pedido de Odin. O deus travesso havia se transformado em uma pulga e picou o pescoço da deusa, assim ele teve que tirar o colar, para coçar a região, dando a Loki a possibilidade de roubar a jóia. Durante o tempo que Freyja ficou sem o seu colar, ela caiu em desespero, e a escuridão desceu sobre ela e sobre a terra, tornando tudo frio e escuro, o conhecido inverno. Para recuperar o seu colar ela deveria fazer concessões ao Aesir nas escolhas dos ganhadores das batalhas. Quando a deusa finalmente conseguiu reaver seu colar, tamanha era sua alegria, que enchia a tudo de luz, e calor, dando fim então ao inverno e iniciando a primavera. 

A Freyja estão associadas as Runas: Fehu, Kenaz, Wyn, Peorth, Berkena, Laguz, Inguz e Cweorth. 

BIBLIOGRAFIA: 
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN:  9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário