quarta-feira, 4 de abril de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - LOKI, O DEUS TRAPALHÃO



Neste post sobre MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar sobre o deus LOKI, conhecido por suas muitas trapalhadas, e por dar origem a criaturas bizarras e é também uma das figuras mais complexas, para não dizer a maior, de toda mitologia nórdica.

SURGIMENTO
Loki era filho de Fárbauti com a Laufey, ambos eram gigantes, e ao contrário de que algumas versões dizem Loki não era irmão de Thor, e filho de Odin. Ele virá a ser irmão de sangue de Odin mais tarde, quando ambos fazem o pacto de sangue. 

Loki, é muitas vezes citado como deus do fogo, mas não há fontes que comprovam isto. Acreditasse que este equivoco tenha sido originado pela proximidade de seu nome com a palavra Loge, que quer dizer fogo e também era o nome de um dos deuses antigos, o deus do fogo dai vem a associação. 

Loki, é mestre em aprontar confusões, e devido a isto recebe inúmeros, adjetivos como "Caluniador dos deuses", ou  "Pai das mentiras" ou ainda de "Desgraça dos deuses e homens". Devido a este incrível currículo, mais tarde ele virá a ser aprisionado pelos Aesir, e como castigo, sobre sua cabeça estará a serpente mais venosa, que ficará a derramar seu veneno sobre o deus. O veneno era aparado por sua esposa Singy, mas vez por outra ela precisa deixa-lo para esvaziar o recipiente, e assim o veneno cai sobre Loki, que gemendo de dor provocaria terremotos. Então toda vez que a terra tremia dizia-se que era a dor de Loki. Ele permanecerá neste castigo até o Ragnarok, onde se libertará e liderará os gigantes contra os Aesir. 

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
Não há relatos, ou conhecimento de um culto a este Deus. No Prosa Edda, é apenas dito que ele deve ser reconhecido e respeitado, mas também diz que nunca deve ser venerado ou mesmo invocado. Talvez pelo seu temperamento extremamente imprevisível. 

Sua figura mitológica parece ter sofrido influencia do cristianismo, no que se refere ao fato de ele ser considerado uma especie de Lúcifer da mitologia nórdica. Mas se analisarmos cuidadosamente veremos que não existe uma natureza necessariamente má, em Loki, ele aparece mais como um deus travesso. Fazendo uma analogia bem simplista, podemos dizer que ele seria uma especie de Saci, com muito mais poderes, claro. 

Acreditasse que esta associação de Loki à Lúcifer ao fato de Loki ser um gigante, logo inimigos dos deuses, mas essa questão de bem e mal não faz muito parte desta mitologia, o que torna pouco provável este tipo de consideração a respeito dos deuses da mitologia grega

REPRESENTAÇÃO
Loki é descrito como sendo um rapaz belo, charmoso, de olhos claros, galante de maneira que encantava e enganava a todos, facilmente seduzindo as mulheres. 

Existem poucas representações de Loki, porque ele é um deus que possui a capacidade de se metamorfosear em qualquer coisa, como acontece em varias histórias

Há ele estão associados a constelação do Cão Maior, chamada de Lokabrenna (ou tocha de Loki) e a runa Bjarkan,  

BIBLIOGRAFIA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário