segunda-feira, 28 de maio de 2012

MITOLOGIA GREGA - CRIATURAS - CENTAUROS



Olá meus amigos, no post de MITOLOGIA GREGA de hoje, vou falar sobre os CENTAUROS, criaturas muito conhecidas na MITOLOGIA. 

Ixion, era filho do deus Ares, rei dos Lápitas, conta a história que ele se apaixonou por Hera, e  durante um banquete Ixion, estava presente, e então depois de ter bebido, tentou seduzir Hera, Zeus, percebendo o fato, resolveu divertisse um pouco, e moldou utilizando uma nuvem a forma de sua esposa. Ixion então teve relações com a Hera feita de nuvem e desta relação teriam nascido os centauros, com corpo de cavalo e bustos humanos, contendo braços e cabeças também humanas. 

Os centauros passaram a habitar os bosques dos montes Pélion e Ossa. Eram basicamente considerados selvagens. Houve uma ocasião que um grande derramamento de sangue ocorreu quando o filho de Ixion resolveu se casar e convidou seus parentes (também centauros) para o banquete. Após uma bebedeira, os centauros tentaram violentar a noiva, isto fez que uma guerra entre Lápidos e centauros ocorresse. Após uma sangrenta batalha, os Lápidos venceram graças a coragem de Piritoo e seu amigo Teseu, assim os centauros foram expulsos da Tessália. 

Dos centauros costuma-se destacar mais o centauro Quíron, que como já disse no post teve forte influencia na criação de heróis como Herácles, Jasão, Aquiles entre outros. 

A palavra centauro significa picador de touros e o mito teve origem nos vaqueiros que andavam sempre a cavalo e isto intrigava os viajantes que passavam pela região da Tessália e acreditasse que foram eles que deram origem as lendas sobre essas criaturas, pois avistavam de longe os homens montados em seus cavalos e pareciam ser um só ser. 


BIBLIOGRAFIA: 
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário