segunda-feira, 21 de maio de 2012

MITOLOGIA GREGA - CRIATURAS - PEGASUS



Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre o PEGASUS, esta criatura que sempre mexe como o imaginário de todos nós, e que sempre desperta curiosidades. 

Pegasus ou Pégaso, era o cavalo alado, de cor branca, que surgiu do sangue que jorrou quando o herói Perseu cortou a cabeça da Medusa. Pégaso era filho de Poseidon, e depois do seu nascimento, fora até o olimpo, e lá Zeus o encarregou de puxar a carruagem de Eos, deusa que personifica o amanhecer na mitologia grega. As ninfas ficavam encarregados de cuidar do cavalo alado, e este também possuía relações com as musas. E foi ele também quem criou a fonte de Hipocrene, que eram águas sagradas. Pégaso também teve uma participação importante na história de Belerofonte, pois sem o cavalo alado este não teria conseguido derrotar a terrível Quimera. Este por sua vez, teve um grande trabalho para domar animal, recebeu ajuda de Atena e usando a rédia de ouro, conseguiu em fim doma-lo. 

Os relatos de Pégaso como cavalo alado são recentes, pois antes ele era apenas o cavalo do heróis e dos deuses. 

Zeus deu a Pégaso um lugar entre as estrelas, com sua própria constelação, e lá ele deveria ficar até que o deus dos deuses necessitasse de seus serviços. 


BIBLIOGRAFIA: 
  •  Mitologia Greco-Romana Vol II, René Menard
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário