quarta-feira, 16 de maio de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - FRIGGA A DEUSA MÃE



Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar da deusa FRIGGA, conhecida como a "Grande Mãe" ou "Mãe de todos os Aesir".

SURGIMENTO
Frigga era filha da deusa da Terra, Fjorgyn, e irmã de Thor, e esposa de Odin. Seu nome significa "A Amada". Teria herdado da mãe a qualidades da sabedoria e telúrica. Com Odin teve os filhos Baldur, Bragi, Hermod, Hodur, Idunna. Apesar de ter uma origem telúrica, ele também era uma divindade celestial, e de seu trono em Asgard, ela conseguia ver tudo o que acontecia nos nove mundos, e assim podia partilhar suas visões com Odin. A ela também competia a tarefa de cuidar das almas dos guerreiros escolhidos por Odin.

Frigga era considerada um perfeito modelo de esposa fiel. Certa vez um incidente envolvendo, ninguém mais ninguém menos do que Loki, que a acusou de ter vivido com Vili, e Ve, os irmãos de Odin, enquanto este saiu em uma de suas viagens aos nove mundos. Para muitos isto não aconteceu, pois muitos acreditam que Vili e Ve, são manifestações de mesmo deus, ou seja, seriam manifestações do próprio Odin.

Frigga vivia em seu palácio, acompanhada de doze deusas que a auxiliavam em suas tarefas. Eram elas: Eir, Fulla, Gefjon, Gna, Hlin, Lofn, Saga, Sjofn, Snotra, Syn, Var e Vor. Muitos consideravam isto arquétipos da própria Frigga, que estás seriam apenas personas assumidas por ela para desempenhar múltiplos papéis para o povo nórdico, mas também aparecem como divindades individuais

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO 
Frigga, ou "A grande mãe" para os nórdicos, desempenhava o papel de tecer com seu fuso de ouro o fio do destino, que depois era passado para o cuidado das Nornes, e também as nuvens.

Ela também era invocada durante a gravidez, em partos afim de proteger a nova vida, e em praticamente todos os momentos mais importantes da vida das mulheres. Basicamente era a padroeira das mulheres, e em tudo que as relacionava, maternidade, casamento, família e o lar, a sabedoria, tolerância, paciência, perseverança, e a lealdade. Também possuía o poder da precognição que poderia ser usado para aconselhamento, e a Odin ela sempre o aconselhava.

Também era cultuada por ser a deusa da primavera, a quem eram ofertados flores, ovos coloridos que os antigos acreditavam que iriam propiciar fertilidade e renovação. E também conhecida por ser a padroeira do tempo, da tecelagem, pois teria sido ela quem ensinara as mulheres a fiar e tecer, e castigava aquelas que eram tidas como preguiçosas.


REPRESENTAÇÃO
Frigga era descrita como sendo uma mulher muito bela, madura, com cabelos longos e prateados que eram trançados com fios dourados. Vestia um lindo manto azul bordado sempre coberta de jóias e ouro, pois assim como Freyja, ela era apaixonada por ouro, e possuía também um colar muito precioso.

Runas Associadas: Fehu, Ansuz, Eihwaz, Perthro, Berkana, Laguz, Inguz, Ac, Yr.
Seus símbolos eram: A constelação de Órion (chamada de Frigge rocken, "o fuso de Frigga"), a constelação de Ursa Menor ("o carro de Frigga"), roca de fiar, tear, chaves, manto, o céu noturno coberto de estrelas, entre outros. 


BIBLIOGRAFIA:
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário