quarta-feira, 30 de maio de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - OS GIGANTES



Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA NÓRDICA, vou falar sobre os GIGANTES, seres que são os principais inimigos dos Aesir.

Não há relatos sobre isto, mas é conhecido em toda a mitologia nórdica que os gigantes, são, sempre foram e sempre serão inimigos dos Aesir, porém não existe nada que conte o porque desta disputa, de onde surgiu ou porque começou. Tudo que se sabe é que Odin, Vili e assassinaram o gigante Ymir (uma figura hermafrodita), e de seus restos eles criaram Midgard (A Terra), mas não quer dizer que a disputa entre eles começou ai. 

Os Gigantes eram divididos em três grupos diferentes.

Os Risi: Eram gigantes mesmos, possuíam grandes proporções físicas, eram considerados como habitantes primordiais das terras nórdicas, seres bondosos, e podiam se relacionar com os seres humanos. 

Os Etins ou Jötnar: conhecidos pela força anormal, de dimensões variáveis, idade avançada e com tamanhos e dimensões físicas variantes. Ora podiam ser altos como os Risi, oura poderiam ser baixos. Donos de uma vasta sabedoria que acumularam durante os milênios por terem se mantido neutros na disputa dos Thursar contra os Aesir

Os Thursar: Representavam as forças brutas, sem consciência, antagônicas as forças que eles tentavam destruir em sua luta contra os Aesir. Eram apenas arquétipos das forças naturais, podia ter a forma de gelo ou de fogo, e não podem ser classificados como maus. 

Bem, vale dizer que os Aesir respeitavam e até amavam as gigantas, nunca as atacavam, com a exceção de Thor, que matou a giganta Gjalp, atirando uma enorme pedra em sua vagina, porque ele acreditava que o fluxo do rio que ele estava tentando transpor, tinha origem na menstruação da giganta. Os próprios Odin, Vili e são descendentes de gigantes, Bestla e Bor, eram a mãe e o pai deles. 

Conta-se que as gigantas eram muito bonitas, mulheres atraentes, corajosas, detentoras de poderes mágicos e conhecedoras do wyrd (destino), E muitas delas serviram de amantes aos deuses Odin e Thor

Voltaremos a falar mais sobre gigantes em breve. 


BIBLIOGRAFIA:
  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
  • Diocionário da Mitologia Germânica.
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário