segunda-feira, 14 de maio de 2012

MITOLOGIA GREGA - DIONÍSIO, O DEUS DO VINHO




Olá meus amigos, hoje em MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre o DEUS DIONÍSIO, conhecido como o deus do Vinho, dos prazeres naturais da vida e até mesmo da felicidade eterna.

SURGIMENTO
Acontece no surgimento do deus Dionísio praticamente a mesma história dos filhos de Zeus, ele se apaixonou por Sérnele que era filha do rei de Tebas, chamado Cadmo. Zeus visitava as escondidas o palácio para ver sua amada, porém, Hera havia descoberto, e se disfarçou de ama, e influenciou  a princesa a pedir ao deus dos deuses que se mostrasse em sua forma divina. Zeus, fora convencido por Sérnele e sua amostra foi tão esplendorosa que ele os raios que emanavam dele terminaram por incendiar o palácio e consumir a princesa. E Dionísio teria tido o mesmo destino, não fosse o surgimento de Hera que acabou se tornando uma barreira para as chamas. Zeus encontrou o seu filho e o escondeu nas gorduras de sua coxa.

Zeus o manteve em suas coxas até chegado o momento de revelar o bebê, feito isto ele o entregou a irmã de Sérlene, mas Hera, possuída pela sede de vingança, descobriu, e levou Ino e seu esposo Átamas a loucura, obrigando Zeus a intervir novamente, e desta vez ele confiou a vida do filho a Hermes, e este foi encarregado de levar o bebe para longe. Disfarçado de cabrito ele fora educado pelas Ménades, ninfas do monte Niso (na região conhecida como Trácia) e dai vem o seu nome, Zeus de Niso, ou "Dioniso".

Quando chegou a idade adulta, o deus se dedicou a aprender a arte do vinho das uvas, mas Hera aproveitando de sua bebedeira, fizera com que ele enlouquecesse, em uma viagem a templo de Zeus em Dodona. A partir de então Dionísio teria percorrido o mundo com o intuito de ensinar sua arte aos homens e faze-los conhecer as maravilhas de sua bebida.

Muitas são as histórias a cerca de Dionísio, ele teria percorrido vários lugares, e teria aprendido o culto de Cibele, e isto o transformara, porém, quando voltou de suas viagens, ele ainda não era reconhecido como um deus, e isto o enfureceu, fazendo com que ele descesse até o Hades e de lá tirasse a alma de sua mãe, e assim, Sérlene fora aceita no Olimpo com o nome de Tione, e Dionísio fora reconhecido como deus legitimo.

FIGURA MITOLÓGICA E O CULTO
O culto a Dionísio é um dos mais ricos conhecidos. O deus era cultuado por ser  o deus do vinho, da vegetação, do vigor fecundante e procriador, assim como dos prazeres naturais da vida. Suas festas conhecidas como "Bacantes" (pois para os romanos Dionísio era Baco), eram consumidas o vinho em larga escala, fazendo com que os praticantes entrassem em uma especie de transe, onde eles encarnariam o próprio deus. Em outros momentos o iniciado em seu culto, tinha que "comer da sua própria carne e beber do seu sangue" (onde a carne era de alguma vítima sacrificada e o sangue era o vinho). Logo essas festas foram proibidas em Roma, pois o culto foi assolado por escândalos e crimes. Mas permaneceu na atividade no submundo, com seitas e fieis ao deus. Logo Dionísio ou Baco passará a desempenhar o papel de civilizador, deus da inspiração e finalmente como o deus supremo do submundo, dador da felicidade eterna.

Nas festas organizadas em seu nome, um dos rituais também envolviam orgias sexuais, onde os iniciados através do orgasmo poderiam chegar até o deus e ter seus segredos revelados.

Seu culto ainda influenciou o "drama grego" pois a partir das celebrações que tiveram grande destaque em Atenas, o consumo do vinho, incentivou a criação de comédias, dramas, poesia dramática grega, as famosas Tragédias gregas, muitos destes inspirados na lenda do deus Dionísio.

Vale citar que tais artes eram antes associada ao deus Apolo, porém Dionísio, teria provocado nelas uma profunda revolução.

REPRESENTAÇÃO
Possuía inúmeras representações, dentre elas no inicio era representado com um homem maduro, barbudo, de cabelos encaracolados, coroados por Hera. Depois a medida que sua lenda evolui passa a ser representado como sendo um efebo imberbe (na Grécia antiga seria um adolescente de 18 a 20 anos), com longos cabelos, coroados com parras, hora aparece nu em pele de pantera, outras coberto com um longo vestido feminino, portando em uma das mãos um copo e na outra um tirso, enfeitado com ramos de vinha e de hera e complementado por uma pinha.

BIBLIOGRAFIA: 
  •  Mitologia Greco-Romana Vol 1, René Menard
  • Hacquard, Georges, Dicionário da Mitologia Grega e Romana. 
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário