segunda-feira, 4 de junho de 2012

MITOLOGIA GREGA - PERSEU E A CABEÇA DA MEDUSA



Olá meus amigos, neste post de MITOLOGIA GREGA, vou falar sobre a conhecida história de PERSEU E A CABEÇA DA MEDUSA. 

Esta história começa com o nascimento do próprio Perseu, ocorre que seu avô Acrósio, rei de Argos, consultou o oráculo e este o informou que nunca deveria permitir que sua filha Danai, tivesse um filho, pois este seria a sua ruína. Decidido a evitar tal sorte, o rei resolve trancar a própria filha em uma enorme torre feita de bronze. Convencido de que ali ela estaria segura. 

Mas o que o rei Acrísio não contava era que do Olimpo, o deus dos deuses, poderia avistar a jovem indefesa presa em uma torre, e este apaixonou-se de imediato por Danai. Transformando-se em uma nuvem dourada, ele adentrou a torre e assim fecundou Danai com uma chuva de ouro. Quando Acrísio descobriu ficou furioso, e espero que seu neto nascesse. Após o nascimento de Perseu, ele ordenou aos guardas que trancassem filha e neto em uma arca e então que esta arca fosse lançada ao mar. 

Após algum tempo a arca foi parar na praia de Serifo, e lá ela foi encontrada por um pescador, que ao abrir a mesma se deparou com a figura de uma mãe segurando um bebê recém nascido. O pescador então acolheu mãe e filho em sua casa, depois de recuperados da terrível experiencia, eles foram levados a presença do rei de Serifo, chamado Polidecto, este, os acolheu muito bem e lhes deu um lugar para morarem. O tempo passou, e o Perseu se tornou um jovem forte, e o rei Polidecto, interessado em Danai, resolveu ordenar ao jovem que fosse combater a terrível Medusa, desta forma ele esperava ter o caminho livre para possuir Danai. Perseu perguntou ao rei o que era a Medusa, e o rei contou a ele a história da criatura (que você pode ler aqui). Após ouvir a narrativa do rei e sobre os protestos da mãe o jovem partiu para encontrar a tal criatura monstruosa. 

Após uma longa jornada Perseu, chegou a a entrada da fortaleza de pedra onde habitava a Medusa. E logo a entrada percebeu figuras que pareciam, inicialmente guardiões, mas ao iluminar com sua tocha as imagens, percebeu se tratar de figuras de pedras, provavelmente pessoas que foram transformadas, pela Medusa. Ao observar de perto as feições, Perseu percebeu que pelo suas expressões de horror, foi a ultima coisa que eles viram e que os petrificaram de medo e horror. Alguns ainda possuíam a espada levantada, como se preparassem para atacar o inimigo. 

Ao seguir para dentro da caverna, Perseu, logo encontrou as irmãs da Medusa que deveriam estar ali para vigiar a entrada, e elas detectaram que havia mais alguém ali, além delas e da sua irmã bizarra, e o jovem pode perceber que as duas horrendas criaturas só possuíam um globo ocular, e essa era a sua vantagem. Ele distraiu a criatura que havia o detectado atirando uma pedra para o lado oposto ao qual ela podia ver, assim, ela passou o olho para a sua irmã vasculhar o outro lado, enquanto isso Perseu, atacou e cortou a cabeça da primeira irmã, que emitiu um alerta para a outra pedindo o olho de volta, e quando a segunda irmã foi entregar o olho, só encontrou o herói que imediatamente desferiu o golpe e abateu a segunda górgona. Agora o caminho estava livre para enfrentar a terrível Medusa. 

Perseu seguiu em frente e a medida que penetrava a caverna, pode sentir que algo o seguia, e ouviu: Pagará caro pela morte das minhas irmãs. Logo após um vento apagou por completo sua tocha. O jovem então teve que seguir seu caminho "tateando" com a espada a mão direita, seguia cautelosamente, pois sabia que um passo em falso poderia ser sua perdição. Perseu então tentou erguer o escudo que havia ganhado de Atena antes de sair, e ainda tinha em sua mente a advertência da deusa para que jamais fitasse os olhos da medusa e que deveria usar o reflexo de seu escudo para visualizar a  terrível criatura, mas logo ele pode ouvir o seu precioso escudo ser jogado contra as paredes da caverna, em seguida recebeu um soco que o fez cair de bruços no chão. Em seguida sentiu que seu corpo era virado de barriga para cima, e ouviu uma voz suave dizendo para que ele acordasse, e quando começou a abrir os olhos, ele lembrou-se do aviso da deusa Atena e então ele fechou os olhos de imediato. Então, desta vez ouviu um grito para que abrisse os olhos o contemplasse os olhos da horrenda Medusa, utilizando do fato de ter as pernas livres, e ele utilizou-as para lançar a Medusa para longe, e esta se chocou contra a parede da caverna

Depois do golpe a criatura teve que recobrar os sentidos, enquanto isto, Perseu se pôs prontamente de pé, e procurando pela caverna encontrou o brilho do seu escudo. Com o escudo em punhos ele pode vislumbrar através do reflexo que a górgona se aproximava para o próximo round, e desviou de seu ataque, jogando-se no chão. Perseu estava em desvantagem afinal tinha de enfrentar a monstruosa criatura de costas, utilizando apenas o reflexo de seu escudo. por um instante Medusa desapareceu, e após alguns instantes reapareceu no reflexo ele pode ver a face horrenda da fera, que mais parecia uma máscara, de onde saltavam dois olhos horizontais como os dos répteis e que pareciam iluminados pela ira da fera. E acima deles as serpentes que brotavam da cabeça da Medusa espichando suas lingas fétidas, tentavam atacar o herói. Porém antes que a terrível Medusa atacasse, Perseu, girou seu corpo rapidamente e com sua sua espada em um violento golpe arrancou a cabeça da górgona e do sangue que jorrava, ele viu surgir o cavalo Pégasos, que viveria outras aventuras mais tarde. Após o desfecho Perseu montou o magnífico cavalo, colocou a cabeça da Medusa em um saco e retornou para casa, levando com sigo o troféu. 


BIBLIOGRAFIA: 
  •  A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As 100 Melhores Histórias da Mitologia, Editora L&MP. ISBN 85-254-1316-x
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA GREGA EM:





Nenhum comentário:

Postar um comentário