quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MITOLOGIA NÓRDICA - A CONSTRUÇÃO DO MURO DE ASGARD

Odin Cavalgando Sleipnir portando a lança Gungnir


Durante muito tempo os deuses viveram ao lado dos mortais. Porém certa vez eles decidiram que precisavam ter sua própria morada para se proteger de seus terríveis inimigos. Sendo assim iniciariam a construção de sua morada, o reino de Asgard. Originalmente nome do palácio dos deuses, mas confundido pelos primeiros pesquisadores como sendo o nome dado a morada dos deuses. Que inicialmente era Godheim

Ocorre que quando finalmente terminaram a construção de seu reino. Os deuses se deram conta que haviam esquecido de um detalhe fundamental para proteger o reino de seus inimigos, os gigantes. Em sua construção, não haviam nem mesmo pensado ou considerado erguer uma muralha. E isto atormentou profundamente Odin, que agora se dera conta de quão descuidado havia sido. 

Bem, neste momento, chega a Asgard um homem em seu cavalo. E ele fica maravilhado com a construção dos deuses, porém é rápido ao observar que não havia nenhum muro protegendo o reino de ataques. E imediatamente faz tal observação aos deuses, que passam a observar o viajante. Este espertamente se oferece para construir os muros para os deuses, e imediatamente todos ficam maravilhados com a idéia. Mas Odin, o pai de todos os deuses, desconfia das intenções do homem e prontamente o pergunta qual seria o pagamento exigido por ele para  realizar a tarefa. O homem diz então ser o melhor construtor de todo o mundo, e que em forma de pagamento ele deseja apenas a mão da deusa Idunna em casamento. Isto enfureceu todos os deuses, afinal Idunna é a guardião das maçãs douradas, que conferem os deuses a imortalidade. 

Imediatamente Tyr, e Heimdell tratam de expulsar o homem, mas são interrompidos por Loki, que arrisca uma proposta que deixou Odin de cabelo em pé. Ele disse ao homem que caso ele seja capaz de construir o muro em 6 meses, então ele teria a mão de Idunna como prêmio. Todos os deuses presentes se manifestaram contra a proposta de Loki, mas este os ignorou e continuou com sua oferta para o homem. O homem que antes havia prometido construir o muro em 1 ano, aceitou a oferta. Desceu de seu cavalo Svadilfair, atrelou uma espécie de trenó no animal, e começou a trazer enormes blocos de pedra para construir o muro. Todos os deuses estremeceram-se diante do entusiasmo do forasteiro. Exceto Loki que sobre a circunstância teria dito. — Não se preocupe Idunna, este entusiasmo todo, é somente no primeiro dia. Tenho certeza que amanhã ele já estará totalmente cansado. Porém ao contrário do que previa o deus travesso, no dia seguinte o entusiasmo do forasteiro só aumento, de forma que ao fim do primeiro mês ele já havia erguido um bom pedaço do muro. 

O tempo passou e agora restavam apenas cinco dias para terminar o prazo do construtor, e um pequeno pedaço do muro para ser terminado. Odin então convocou a todos os deuses para um reunião onde deveriam decidir o que fazer, pois o All father (pai de todos os deuses) estava desconfiado devido ao vigor que trabalhava aquele construtor, que tratava-se de um gigante disfarçado. Após muito discussão, onde o principal réu era Loki, o deus saiu do palácio com a incumbência de fazer algo para deter o construtor. Afinal de contas, foi ele quem fez o acordo com o forasteiro. 

Loki então deixa o palácio e se embrenha em meio a floresta. E volta de lá em forma de uma bela égua branca, e imediatamente começa a relinchar para o cavalo Svadilfair, que rompe os freios que o mantém atado ao trenó. E corre imediatamente atrás da bela égua, deixando o construtor surpreso, que ainda tenta alcançar o cavalo em vão. Os dois então desaparecem na floresta. O construtor ficou furioso e percebeu que aquilo deveria ser uma estratégia de Loki para que ele não pudesse terminar a construção no prazo combinado. E então decidi assumir sua verdadeira forma física, se transformando em gigante, e assim continua a construção do muro. 

De seu palácio, Odin assistia a toda cena, e quando percebeu que seus pressentimentos estavam corretos. Libertou um de seus lobos para que convocassem seu filho Thor, imediatamente e para que ele impedisse que o muro fosse finalizado. Thor imediatamente lançou mão de seu martelo Mjollnir e veio atender o chamado do pai. 

Quando chegou encontrou o gigante trabalhando a todo vapor. Suando intensamente devido a tarefa. O suor era tamanho que fora capaz de derreter todo o gelo. Quando Thor o avistou, segurou firme seu martelo e ordenou ao gigante que parasse o trabalho, afinal ele não era de fato o construtor que havia dito ser. Mas o gigante não parou, de forma que o deus do trovão, lançou seu martelo com toda sua força contra a cabeça do gigante, que ficou totalmente esmigalhada. O golpe fora dado no momento correto, pois faltava apenas mais uma pedra para que o muro fosse completado. Todos os deuses ficaram agradecidos a Thor, em especial a deusa Idunna, que sofreu terrivelmente durante os últimos seis meses. Então para comemorar a vitória eles festejaram com bastante bebidas e comidas durante aquela noite. A certa altura deram por falta de Loki na festa que desde a última vez que desaparecera na floresta seguido pelo cavalo, não fora avistado. 

Certo dia, Loki reapareceu, trazendo com sigo um cavalo negro de oito patas, ao qual deram o nome de Sleipnir. Odin ficará completamente encantado com o cavalo, e obviamente Loki não hesitou em entrega-lo ao deus, que assim esqueceu toda a besteira feita por Loki e passou a ser dono do cavalo mais rápido dos nove reinos.

BIBLIOGRAFIA:

  • Snorri Sturlson, Prosa Edda escrito por volta de 1200 DC. 
  • Mirella Faur, Mistérios Nórdicos, Editora Pensamento ISBN: 9788531514937
  • A.S.Franchini, Carmen Seganfredo, As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, Editora Arte e Ofícios. ISBN 85-7421-103-6
*.Imagens retiradas aleatoriamente do google imagens

LEIA MAIS SOBRE MITOLOGIA NÓRDICA EM:

Um comentário: